terça-feira, 22 de novembro de 2011

Crescimento da economia pode ser zero no 3º trimestre, diz Fazenda (Postado por Erick Oliveira)

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, disse nesta terça-feira (22) que o crescimento da economia brasileira no terceiro trimestre de 2011 pode ser zero.
“Devemos ter uma desaceleração do crescimento no terceiro trimestre, que pode ser zero”, disse Barbosa durante divulgação do segundo balanço da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
Ele informou, porém, que esse resultado seria seguido de uma “recuperação” da economia no quarto trimestre. Os dados sobre o desempenho da economia no terceiro trimestre devem ser divulgados na primeira semana de dezembro.
A projeção do Ministério da Fazenda é que a economia brasileira cresça 3,2% em 2011.
Barbosa disse ainda que as ações tomadas pelo governo federal para enfrentar a crise financeira devem garantir um crescimento de pelo menos 4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2012.

Segundo Barbosa, porém, o objetivo do governo é que o crescimento da economia chegue a 5% no ano que vem.
Entre as ações que devem levar ao crescimento de 4% na economia em 2012, segundo Barbosa, estão a expansão maior do investimento público em obras de infraestrutura, o programa Minha Casa, Minha Vida, o Plano Nacional de Banda Larga e as obras voltadas para a Copa de 2014.
O secretário-executivo disse ainda que a política fiscal do governo em 2012 vai ser “neutra”, ou seja, não vai puxar a economia para cima nem para baixo.

Nenhum comentário: