quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Em reunião com Lula, Mantega diz que economia pode crescer 8% este ano

Plantão | Publicada em 04/11/2010 às 17h21m
BBC
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, voltou a ampliar suas estimativas sobre o crescimento da economia brasileira este ano.
Durante uma apresentação feita a ministros e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quinta-feira, o ministro falou que o Produto Interno Bruto do país deve crescer de 7,5% a 8% em 2010.
No mês passado, Mantega falou em uma expansão de até 7,5% a uma plateia de investidores estrangeiros. Em setembro, a projeção era de um crescimento de 7%.
A decisão do Fed (Federal Reserve, o banco central americano) de ampliar o volume de dólares em circulação também foi duramente criticada pelo ministro brasileiro durante a reunião.
Segundo ele, não adianta os Estados Unidos jogarem dólares 'pelo helicóptero', pois medidas como essa não farão 'brotar' o crescimento econômico no país.
'Esse é um problema que pode se agravar se os Estados Unidos persistirem nessa política. Vamos insistir para que os EUA modifiquem essa política e tenham outras alternativas', disse o ministro, que na próxima semana participa da reunião do G20, em Seul.
A emissão de moeda nos Estados Unidos tende a desvalorizar o dólar frente a outras moedas, prejudicando as exportações em outros países, como o Brasil.

Nenhum comentário: