PIB cresceu 6,1% no 2º trimestre, superando expectativas.
No pregão anterior, mercado financeiro sofreu baixa de 4,5%.
Depois de perder o patamar de 50 mil pontos e cair 4,5%, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) iniciou a quarta-feira (10) em alta, puxada pelo crescimento de 6,1% do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre do ano. O resultado ficou acima do que esperavam analistas para o período (5,2%).
Com isso, o índice Ibovespa - referência para o mercado brasileiro - registrava alta de 1,64% às 10h15, quinze muitos depois da abertura dos negócios, operando aos 49.230 pontos. No ano, as perdas do mercado financeiro brasileiro superam 20%, ante a uma alta de mais de 43% em 2007.
Outros fatores
Apesar do desempenho positivo do mercado interno, o investidor também aguarda a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre a taxa de juros para o fim do dia. A expectativa do mercado é que a alta do juro seja de 0,75 ponto percentual, apesar da recente queda de alguns índices de inflação. Segundo economistas, a alta acima do esperado do PIB reforça a noção de que a economia precisa ser desaquecida.
No mercado externo, o banco Lehman Brothers divulgou nesta quarta-feira seu balanço, apurando um prejuízo de US$ 3,9 bilhões em seu terceiro trimestre fiscal. O resultado está acima do que esperavam os analistas da agência da Reuters (cerca de US$ 3,1 bilhões).
Do G1, em São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário